Bahia, 04 de julho de 2025

(71) 3358-1791 Alternate Text (71) 98300-1075 sinepe-ba@sinepe-ba.com.br

Área Privativa:

ESTUDANTES DE TODO O PAÍS INTENSIFICAM PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Com o fim das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aumenta a expectativa de milhares de estudantes em todo o país. De um lado, escolas e educadores atuam na mobilização e orientação dos alunos para o exame; do outro, os estudantes enfrentam uma rotina intensa de estudos e preparação.
É o caso de Maria Vitória da Rocha Bomfim, estudante concluinte no Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Barreiras. No ritmo acelerado de quem concilia o ensino médio, um curso técnico e ainda um estágio, Maria Vitória tem se dedicado aos preparativos para o Enem. Ela representa a realidade de milhares de jovens brasileiros que enxergam no exame uma oportunidade de mudança de vida.
"Os maiores desafios têm sido conciliar o tempo para estudar e controlar a insegurança. Às vezes, bate o medo de não ser suficiente para conseguir passar. Mas, no fim das contas, acredito que meu esforço e minha motivação falam mais alto", afirma. Para Maria Vitória, que pretende cursar psicologia, o Enem representa mais do que um exame: é a chance de alcançar uma vaga no curso dos sonhos.
Com uma rotina intensa, ela reconhece o papel da escola na sua formação. “Os professores nos oferecem suporte, como os grupos de estudo. A metodologia de ensino já é voltada para desenvolver o pensamento crítico exigido pela prova”, conta.
Assim como Maria Vitória, a estudante Michelle Novaes Matos vê o Enem como um passo decisivo para o futuro. Com um objetivo definido, ingressar no curso de direito, ela tem buscado formas de aprimorar sua preparação. Para isso, está inscrita em dois cursinhos: um voltado para simulados e outro específico para redação.
Michelle também reconhece a contribuição dos professores. “Os professores conversam, incentivam, focam nos assuntos que mais caem no exame. Isso ajuda bastante”, conclui.
O diretor do IFBA, Ítalo Abreu Lima, destaca a importância de alinhar as expectativas com os objetivos dos estudantes que desejam ingressar no ensino superior. “Sempre orientamos professores e coordenadores sobre a importância de apoiar os alunos nesse processo de preparação para o Enem”, explica.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas do Enem em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
O MEC e o Inep aplicarão o Enem 2025, de forma excepcional, em 30 de novembro e 7 de dezembro, nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender aos públicos desses municípios, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense, no período da aplicação regular do exame.
Quem pretendia fazer o Enem em alguma dessas cidades, em 9 e 16 de novembro, ainda pode optar por realizar as provas nessas datas, em outras localidades. Para isso, é necessário optar por outro município de aplicação no momento da inscrição.

Voltar

Endereço

Av. Antônio Carlos Magalhães, 1034
Edifício Pituba Parque Center
Salas 131 a 134, CEP: 41858-900
Salvador - BA

Contatos

Telefone: (71) 3358-1791 e 3358-7422
Alternate Text (71) 98300-1075
E-mail: sinepe-ba@sinepe-ba.com.br
Instagram: sinepeba

Filiado à:
Alternate Text

Tecnologia:
Alternate Text

© Todos os direitos reservados - Publicação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia
SINEPE/BA Powered by Colégio 24 Horas